quinta-feira, 18 de junho de 2009

Adição e Subtração de frações

Para calcular a soma ou a subtração de frações iremos precisar dos conhecimentos sobre a propriedade utilizada para encontrarmos frações equivalentes.

Existem dois tipos de soma e subtração de fração, quando os denominadores das frações envolvidas na soma ou na subtração são iguais ou quando esses denominadores são diferentes.

Denominadores iguais.

Quando as frações envolvidas, tanto na soma como na subtração, são iguais dizemos que seus inteiros foram repartidos em partes iguais. Então, se somarmos ,
obteremos:




Portanto, quando os denominadores são iguais, basta repetir e somar ou subtrair os numeradores.

Denominadores diferentes.

Quando as frações envolvidas na operação de adição e subtração têm seus denominadores diferentes devemos torná-los iguais, podendo fazer de duas formas diferentes, veja:

Se somarmos as frações , obteremos:

Devemos tornar os denominadores iguais, se multiplicarmos o denominador 3 por 2 ele ficará igual ao outro (6) (como multiplicamos o denominador por 2 devemos multiplicar o seu numerador por 2 também), veja:



Se subtrairmos as frações devemos tornar da mesma forma que na soma os
denominadores iguais, veja:



Observação: depois que tornamos os denominadores iguais utilizando a propriedade da equivalência de fração, basta repetir os denominadores e somar ou subtrair os expoentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário